No passado dia 11 de setembro, o projeto GEOFOR – Bases de Dados Geográficas e Aplicações para a Floresta, da Agenda transForm, esteve representado na AgroGlobal. Numa sessão dedicada à inovação digital para a gestão sustentável das florestas, foram apresentados os avanços na implementação do novo Portal de Informação Territorial (o PoInT), da responsabilidade da Direção Geral do Território (DGT), e a sua interoperabilidade com ferramentas digitais de apoio à gestão florestal.
Nesta sessão promovida pela 2BForest, com a colaboração do CoLAB ForestWISE, foram evidenciados os trabalhos em curso no GEOFOR, lançando o mote para um debate acerca da importância da disponibilização de dados abertos para a gestão sustentável das florestas.
Neste debate, que contou com a participação de representantes da DGT, Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, RAIZ – Instituto de Investigação da Floresta e Papel e Instituto Superior de Agronomia, refletiu-se sobre a forma como o PoInT pode potenciar a partilha e utilização de dados geográficos, por diferentes atores, realçando a importância de fomentar a colaboração entre diferentes entidades públicas para a disponibilização de dados abertos. Foi realçada a adoção de padrões OGC API pelo PoInT, facilitando a interoperabilidade com aplicações públicas e privadas para acesso a dados geográficos atualizados, por exemplo a informação vetorial dos planos territoriais. Foi ainda discutida a relevância do PoInT para expandir as funcionalidades de plataformas digitais de apoio à gestão florestal existentes, como o ForestSIM® e o e-Globulus, bem como de novas aplicações desenvolvidas no âmbito do projeto, como a ForestSIM Mobile®.