A Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI), centro de investigação associado da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), em parceria com a REN, promoveu uma sessão de formação dirigida aos vigilantes do Centro de Suporte à Decisão (CENTRODEC) da Agenda transForm, com o objetivo de reforçar a capacidade de resposta a incêndios rurais.
A iniciativa decorreu na passada sexta-feira, dia 21 de novembro, no Laboratório de Estudos sobre Incêndios Florestais da ADAI, no Aeródromo da Lousã, e contou com a participação de investigadores especialistas em comportamento do fogo do Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais, uma unidade de investigação da ADAI, dirigida pelo Professor Domingos Xavier Viegas.
Durante a formação, os vigilantes tiveram contacto direto com simulações reais de incêndios, aprendendo a interpretar sinais de risco e a utilizar ferramentas de apoio à decisão. Foram abordados temas como a meteorologia aplicada ao fogo, o comportamento extremo dos incêndios e os sistemas de previsão e resposta.
Esta ação está integrada no projeto Natureye, uma solução tecnológica inovadora que recorre a mais de 80 sistemas inovadores que integram dados de satélite, sensores e câmaras instaladas em torres de muito alta tensão da REN, que monitorizam em tempo real mais de um milhão de hectares em zonas com maior risco de incêndio florestal.
As imagens recolhidas por esta rede de vigilância são analisadas em tempo real no CENTRODEC, em Coimbra, permitindo projetar o comportamento potencial de um incêndio e antecipar medidas de resposta.
A capacitação técnica dos vigilantes é essencial para garantir que os profissionais que operam o sistema Natureye estão preparados e reforçar a capacidade de antecipação e mitigação dos riscos naturais do CENTRODEC.