No passado dia 1 de fevereiro, a equipa técnica do Centro PINUS revisitou a Mata Nacional das Dunas de Vagos, juntamente com o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) e Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), parceiros do projeto Melhoramento genético e materiais florestais de reprodução.
No terreno que foi preparado para acolher o futuro pomar de sementes melhoradas de pinheiro-bravo, avaliaram-se as intervenções de condução de regeneração natural realizadas e debateu-se a metodologia para seleção das árvores a enxertar.
Definiram-se também os passos seguintes deste processo, relacionados com a coordenação e a planificação das enxertias previstas para abril deste ano.
Aproveitando este encontro, visitou-se ainda a PINUSLAND. Nesta área florestal sob gestão do Centro PINUS, situada no concelho de Coimbra, está também a ser instalado um dos futuros pomares de semente de pinheiro-bravo no âmbito da agenda transForm.
Nesta visita de campo participaram Pedro Teixeira e Margarida Mendes-Silva, do Centro PINUS, Isabel Carrasquinho e Sílvia Alves, do INIAV e Teresa Serra, do ICNF.