Na passada semana, a Figueira da Foz foi o cenário de diversas ações de capacitação dedicadas à gestão e otimização de operações florestais, no âmbito da Agenda transForm. Entre os dias 9 e 11 de outubro, gestores e operadores florestais tiveram a oportunidade de participar em iniciativas focadas nas mais recentes tecnologias e metodologias para uma gestão mais eficiente e sustentável da floresta.
A ação de capacitação “Avaliação de máquinas para uma gestão mais eficaz de operações florestais”, realizada a 9 de outubro, foi conduzida pelo especialista Maurício Acuna, do Instituto de Recursos Naturais – LUKE. Este evento, promovido pelo projeto Forest Knowledge Academy da Agenda transForm, permitiu aos participantes explorar técnicas de avaliação e otimização de equipamentos florestais, com o uso de ferramentas como o ALPACA, aplicadas em cenários reais. A iniciativa contou com a organização do CoLAB ForestWISE, em parceria com a The Navigator Company e a Altri Florestal, e o apoio da Biond – Forest Fibers from Portugal.
No dia 10 de outubro, o Professor Maurício Acuna liderou o workshop “Tecnologias Inovadoras para Operações Florestais Sustentáveis”, parte do projeto “advance forest”. Durante o evento, foram apresentadas as principais tendências tecnológicas nas operações florestais, como a Inteligência Artificial, Automação, Robótica e Digitalização, destacando a importância da monitorização e análise de dados para a sustentabilidade do setor. Este workshop foi organizado pela Biond, em colaboração com o CoLAB ForestWISE, e financiado pelo Fundo Ambiental.
A semana de formação culminou, no dia 11 de outubro, com a palestra “Enhanced measurement of timber loads at mill gates based on novel photogrammetry methods”, realizada na CELBI, na Figueira da Foz. O Professor Acuna partilhou a sua experiência no desenvolvimento de novas tecnologias para medição digital da madeira e biomassa na entrada da indústria, num evento organizado pela Altri Florestal, Biond, CoLAB ForestWISE e The Navigator Company. No âmbito do projeto P2.3 da agenda transform.
Estas iniciativas reforçam o compromisso da Agenda transForm em promover a inovação e a eficiência nas operações florestais, contribuindo para uma gestão mais sustentável dos recursos naturais.