Drones para levantamento de limites de propriedade em tempo real

O setor florestal português prepara-se para uma transformação significativa com o desenvolvimento de uma solução inovadora que integra tecnologia de drones para o levantamento de limites de propriedade em tempo real.

Esta iniciativa é parte integrante do projeto Bases de Dados Geográficas e Aplicações para a Gestão Florestal, inserido na Agenda transForm, e tem como objetivo fomentar a interoperacionalidade entre a plataforma ForestSIM® da 2BForest, uma aplicação móvel em desenvolvimento e a solução de drone.

Segundo André Fonseca da 2BForest, esta nova ferramenta de software “desempenha um papel crucial na ligação e comunicação eficaz entre a plataforma ForestSIM® e a tecnologia de drones”. Esta integração é um pilar para a modernização do setor florestal, permitindo que proprietários e técnicos realizem o levantamento de propriedades florestais e obtenham polígonos georreferenciados de imediato no terreno.

“Uma das maiores vantagens apontadas é a capacidade de realizar o trabalho de levantamento e obter resultados em tempo real, inclusive durante o voo do drone”, referiu André Fonseca.

Esta funcionalidade elimina a etapa tradicional de pós-processamento em gabinete para a edição de geometrias, representando um ganho substancial em termos de eficiência e rapidez.

Este software específico para drones incorpora a “possibilidade de triangulação de GPS”. O objetivo é criar um sistema capaz de identificar limites de propriedades através de inteligência artificial e reconhecer pontos de referência (elementos fotogramétricos) mesmo em áreas florestais densas e de difícil acesso.