O projeto visa desenvolver tecnologias, para reforçar as cadeias de valor dos produtos florestais não-lenhosos (PFNL) com maior potencial e rentabilidade em Portugal. O projeto centrar-se-á no aumento da capacidade de produção e competitividade das Micro, Pequenas e Médias Empresas (PME) envolvidas, assegurando que todos os segmentos da cadeia de valor estão em conformidade com os princípios da sustentabilidade.
– novos serviços de mapas – mapa de ocupação do solo para 2022, mapas bimensais alteração do uso e ocupação do solo, mapas do coberto vegetal nas faixas de gestão de combustível;
– novos modelos de inteligência artificial (IA): classes de existências (eucalipto e pinheiro-bravo), estimativa de classes de idades (eucalipto e pinheiro-bravo), evolução da paisagem pós-incêndio, ocorrência de pragas (eucalipto e pinheiro-bravo);
– plataforma de alerta e previsão do risco de incêndio rural.
UNAC
Altri Florestal, Amorim Florestal, CoLAB ForestWISE®, Fravizel, INIAV, ISA, PineFlavour, Unimadeiras
Presença do INIAV nos webinares Raízes da Sustentabilidade – promovido pelo conjunto dos 12 Centros de Competências na 60ª Feira Nacional de Agricultura, que decorreu entre 8 e 16 de junho, no Centro Nacional de Exposições, em Santarém.
No dia 12 de junho, das 14 às 15 horas, no webinar “Conversas sobre Projetos Inovadores em Polinização e Apicultura”, promovido pelo Centro de Competências da Apicultura e Biodiversidade (CCAB), o INIAV representado pela Dra. Anabela Nave, apresentou o projeto Inovação nas Cadeias de Valor para Produtos Florestais Não Lenhosos. (Cartaz)
Intervenção de Anabela Nave (INIAV) – A apicultura como fator de inovação nas cadeias de valor dos sistemas agroflorestais. (Cartaz)
Anabela Nave (INIAV) participou com uma comunicação oral intitulada “A importância da apicultura na transformação estrutural do setor florestal português”, no evento de comunicação interna do INIAV – WEBINIAV, no dia 13 novembro de 2024, em formato virtual.