newCHAIN

Inovação nas cadeias de valor de produtos florestais não lenhosos

Resumo

O projeto visa desenvolver tecnologias, para reforçar as cadeias de valor dos produtos florestais não-lenhosos (PFNL) com maior potencial e rentabilidade em Portugal. O projeto centrar-se-á no aumento da capacidade de produção e competitividade das Micro, Pequenas e Médias Empresas (PME) envolvidas, assegurando que todos os segmentos da cadeia de valor estão em conformidade com os princípios da sustentabilidade.

Principais Atividades

Investigação, Desenvolvimento e Inovação

Investimento produtivo

Divulgação e promoção

Contribui para os PPS

Resultados

– novos serviços de mapas – mapa de ocupação do solo para 2022, mapas bimensais alteração do uso e ocupação do solo, mapas do coberto vegetal nas faixas de gestão de combustível;

– novos modelos de inteligência artificial (IA): classes de existências (eucalipto e pinheiro-bravo), estimativa de classes de idades (eucalipto e pinheiro-bravo), evolução da paisagem pós-incêndio, ocorrência de pragas (eucalipto e pinheiro-bravo);

– plataforma de alerta e previsão do risco de incêndio rural.

Coordenação

UNAC

Parceiros

Altri Florestal, Amorim Florestal, CoLAB ForestWISE®, Fravizel, INIAV, ISA, PineFlavour, Unimadeiras

COMUNICAÇÕES

Presença do INIAV nos webinares Raízes da Sustentabilidade – promovido pelo conjunto dos 12 Centros de Competências na 60ª Feira Nacional de Agricultura, que decorreu entre 8 e 16 de junho, no Centro Nacional de Exposições, em Santarém.

No dia 12 de junho, das 14 às 15 horas, no webinar  “Conversas sobre Projetos Inovadores em Polinização e Apicultura”, promovido pelo Centro de Competências da Apicultura e Biodiversidade (CCAB), o INIAV representado pela Dra. Anabela Nave, apresentou o projeto Inovação nas Cadeias de Valor para Produtos Florestais Não Lenhosos. (Cartaz)

Intervenção de Anabela Nave (INIAV) – A apicultura como fator de inovação nas cadeias de valor dos sistemas agroflorestais. (Cartaz)