Programa de melhoramento genético de pinheiro-bravo contemplado na Agenda transForm

Decorrido quase um ano, as primeiras semanas de abril reuniram as condições climatéricas favoráveis para o arranque da campanha de enxertia de 2025, dando seguimento à operação iniciada no ano passado.

E este é um ano ainda mais exigente: as enxertias acontecem, em simultâneo, nos 3 futuros pomares clonais que estão a ser instalados no âmbito da agenda transForm, com o apoio do PRR. Estas fotografias são dos trabalhos em curso na Mata Nacional das Dunas de Vagos, executados pela equipa de enxertadores da OFA – Organização Florestal Atlantis.

Sendo esta uma área florestal litoral, exposta a ventos fortes, a técnica de enxertia foi aprimorada com a colocação de um tutor, de modo a proteger a fragilidade dos garfos enxertados (recolhidos em pinhais de estruturas do Programa de Melhoramento Genético de Pinheiro-Bravo, como a Mata Nacional de Escaroupim e a Reserva Natural da Serra da Malcata). Seguem-se as enxertias de instalação do terceiro pomar produtor de semente melhorada, contemplado neste projeto, na PINUSLAND – área de demonstração florestal sob gestão do Centro PINUS no concelho de Coimbra.

Saiba mais sobre este projeto de I&D no PINUS TV Pinheiros do Futuro – Maior volume de madeira para serração: https://youtu.be/v1v-NOygVa4?si=czSC9ixbj4V9-MPU

 

Fonte das fotos e texto: Centro PINUS