O Natureye, um conjunto de soluções inovadoras no combate a incêndios rurais desenvolvido em parceria pela REN – Redes Energéticas Nacionais e pela ADAI – Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial da Universidade de Coimbra, foi distinguido nos Gartner Eye on Innovation Awards 2025 como uma das soluções mais inovadoras na região EMEA (Europa, Médio Oriente e África), na categoria de Power and Utilities.
O projeto Natureye surge no âmbito da Agenda transForm e afirma-se pela sua forte componente tecnológica e pela resposta concreta a um dos maiores desafios ambientais do país: os incêndios florestais. Esta é uma solução integrada que recorre a mais 80 câmaras multiespectrais a instalar em torres de muito alta tensão da REN, que monitorizam permanentemente zonas florestais de elevado risco, cobrindo mais de um milhão de hectares, sobretudo nas regiões de maior risco de incêndio florestal.
Esta rede de vigilância, suportada por dados multissensoriais e por algoritmos preditivos, está ligada a uma plataforma central de apoio à decisão, o CENTRODEC, sediado em Coimbra, onde os alarmes serão validados e analisados com base em critérios técnicos, permitindo projetar o comportamento potencial de um incêndio e antecipar medidas de resposta.
Os Gartner Eye on Innovation Awards distinguem projetos desenvolvidos por empresas que se destacam pela sua abordagem transformadora e pela criação de valor sustentável através da inovação tecnológica. Este prémio, atribuído por um painel internacional de executivos do setor da energia e utilities, reconhece iniciativas tecnológicas de excelência que demonstram impacto concreto nos resultados das organizações.