No passado dia 28 de fevereiro decorreu, em Coruche, uma Ação de Capacitação e Disseminação, promovida pela The Navigator Company e o CoLAB ForestWISE, focada na introdução de inovação e novas tecnologias na instalação e manutenção de povoamentos florestais.
O evento contou com a participação especial de investigadores do Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (IPEF), nomeadamente Saulo Guerra, Responsável Científico, e Guilherme Oguri, Coordenador Executivo do Programa Cooperativo sobre Mecanização e Automação Florestal.
Com o objetivo de identificar e avaliar novas tecnologias e diretrizes de mecanização nas principais operações de instalação de povoamentos florestais, esta ação teve como público-alvo colaboradores de entidades/empresas parceiras da Agenda transForm, bem como gestores e técnicos encarregados das operações silvícolas.
No contexto da Atividade 3 – Formação Especializada em Mecanização e Telemetria Florestal do Forest Knowledge Academy da Agenda transForm, o evento proporcionou um programa abrangente, com um ambiente descontraído de partilha de conhecimentos entre Brasil e Portugal. As sessões foram divididas entre auditório e atividades práticas em campo.
Durante a manhã, os participantes tiveram a oportunidade de assistir a palestras sobre as mais recentes tecnologias e tendências na mecanização em instalação e manutenção de povoamentos florestais, nomeadamente preparo de solo, plantação, irrigação e controlo do mato. Também foi possível aprender sobre avaliações para o cálculo de rendimentos operacionais e a importância da avaliação da qualidade do preparo do solo e da qualidade da plantação.
Ao final da manhã, os participantes desfrutaram de um almoço volante, estilo pic-nic no campo, promovendo não apenas a aprendizagem, mas também o networking e a interação entre os presentes.
Na parte da tarde, o evento teve continuidade com demonstrações práticas de equipamentos de preparação de terreno e de plantação, proporcionando uma experiência enriquecedora para complementar o conhecimento adquirido durante as sessões teóricas da manhã.
Em suma, a Ação de Capacitação e Disseminação foi um evento fundamental para a partilha de conhecimentos e a promoção da inovação e adoção de novas tecnologias na instalação de povoamentos florestais em Portugal.