Nos dias 24 a 26 de outubro, a Agenda transForm esteve presente na 22ª edição da FIMAP – Feira Internacional de Máquinas, Acessórios e Serviços para a Indústria da Madeira, Silvicultura, Exploração Florestal e Biomassa, realizada na Exponor, Porto.
Em parceria com o Field Tech Lab – CEIF / ADAI / Universidade de Coimbra, a nossa equipa apresentou projetos inovadores que estão a moldar o futuro do setor florestal, reforçando o compromisso com a sustentabilidade e a eficiência.
Um dos pontos altos da feira foi a participação do projeto “Potenciar a Motorização Elétrica no Setor Florestal em Portugal”, focado em impulsionar soluções elétricas para o setor florestal.
No dia 25 de outubro, a equipa teve a oportunidade de contribuir numa sessão aberta dedicada ao potencial da eletrificação na floresta. Esta sessão abordou temas de grande relevância, incluindo o roteiro para a descarbonização das empresas florestais e as tendências para o carregamento elétrico em operações de silvicultura e exploração florestal. A eletrificação, vista como um caminho essencial para a neutralidade carbónica, está cada vez mais no centro das estratégias para um futuro ambientalmente responsável no setor.
Outro marco importante durante a FIMAP foi o lançamento do website do Observatório do Elétrico. Desenvolvido no âmbito do projeto. Esta plataforma interativa visa centralizar e divulgar informações atualizadas sobre equipamentos elétricos, híbridos e a hidrogénio disponíveis em Portugal, oferecendo uma visão abrangente das principais inovações tecnológicas aplicadas ao setor florestal.
Com o Observatório, pretende-se não só apoiar as empresas na transição energética como também promover uma floresta mais sustentável, alinhada com o Roteiro de Neutralidade Carbónica 2025 e o Pacto Ecológico Europeu.