Potenciar a motorização elétrica no setor florestal em Portugal

As indústrias e empresas florestais interessadas em reduzir a sua pegada de carbono, vêem uma oportunidade promissora na adoção de veículos, maquinaria elétrica e motorizações híbridas ou a hidrogénio!

Os veículos elétricos possibilitam, ainda, uma redução dos custos, redução no tempo de paragem com manutenção e mais conforto para o operador devido a redução do ruído e vibração.

NO ENTANTO, MUITOS SÃO OS DESAFIOS À ELETRIFICAÇÃO FLORESTAL:

Este projeto visa criar um Observatório de Motorização Elétrica para a Floresta, que inclui, entre outras atividades o benchmarking de equipamentos e veículos elétricos, híbridos e de hidrogénio adequados para as várias operações florestais – instalação, manutenção, exploração florestal, transporte, e processamento e movimentação de biomassa lenhosa e madeira em parques, bem como os respetivos postos de carregamento.

Este projeto inclui ainda atividades de investigação diretamente relacionadas com possibilidades de carregamento elétrico em ambiente florestal e nas indústrias florestais.

Vai promover o investimento produtivo em equipamento elétrico e fomentar a sua utilização, nomeadamente através da realização de análises de produtividade e investimento, em comparação com outros equipamentos a combustíveis fósseis usados.

Procuramos desenvolver uma solução inédita “Green Deal” para a bioeconomia Florestal

NOVIDADES da Motorização elétrica

A descarbonização da economia florestal é uma responsabilidade de todos e um compromisso assumido pelas grandes empresas florestais.

No âmbito da Agenda transForm estamos a fomentar a utilização de equipamentos elétricos e/ou híbridos, nomeadamente através da realização de análises de produtividade e investimento, em comparação com outros equipamentos a combustíveis fósseis usados.

Participe você também do roteiro do elétrico e visite nos diferentes stans da Expoflorestal as novas tecnologias que permitem a descarbonização e redução das emissões de carbono nas muitas operações florestais!

Identifique na listagem abaixo onde encontrar o seu elétrico/hibrido e verifique algumas informações desses equipamentos.

Listagem preliminar