Entre os dias 24 e 26 de maio decorreu, em Albergaria-a-Velha, a 13ª ExpoFlorestal. A Agenda transForm esteve em destaque naquela que é a maior e mais importante feira ibérica da floresta.
No dia 25 de maio, no âmbito da Agenda, o seminário “O Potencial do Elétrico na Floresta” foi um dos pontos altos da participação do Colab ForestWISE. Este evento, co-organizado pela ADAI, Altri Florestgal, Forecha, REN, The Navigator Company e Unimadeiras, destacou as mais recentes inovações no uso de tecnologias elétricas e híbridas no setor florestal.
Aline Oliveira e Pedro Britto, representantes do CoLAB ForestWISE, apresentaram os atuais desenvolvimentos no âmbito do projeto “Potenciar a Motorização Elétrica no Setor Florestal em Portugal”, enquadrado na Agenda transForm.
Paralelamente ao seminário, foi realizado o “Roteiro do Elétrico”, uma iniciativa que incentivou os visitantes a explorarem os vários stands dos parceiros do projeto “Potenciar a Motorização Elétrica no Setor Florestal em Portugal”. Este roteiro teve como objetivo promover o conhecimento e a divulgação de equipamentos elétricos e híbridos, desenvolvidos no âmbito da Agenda transForm.
Esta atividade permitiu reunir um catálogo de veículos elétricos disponíveis em Portugal e observar o interesse demonstrado pelos visitantes em tecnologias que promovem a descarbonização das operações florestais.
No dia 24 de maio, Aline Oliveira representou o CoLAB ForestWISE no workshop sobre o Regulamento Europeu Anti-Desflorestação (EUDR). Este evento, co-organizado pela organização da ExpoFlorestal, pela Biond, Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente (ANEFA), Centro Pinus, Forestis, Forest Stewardship Council (FSC) e Programme of Endorsement for Forest Certification Schemes (PEFC), abordou as novas obrigações legais impostas pelo EUDR.
Além disso, Aline Oliveira apresentou também as soluções em desenvolvimento no projeto Floresta 4.0, sobre as ferramentas digitais destinadas a facilitar a adoção do EUDR em Portugal.
Durante a ExpoFlorestal, nos stands dos parceiros do Consórcio, foi disponibilizada mais informação sobre a Agenda transForm, com placas identificativas que facilitaram o acesso dos visitantes a conteúdos relevantes sobre as várias iniciativas em curso.