Coordenadores dos prestadores de serviços da área florestal da REN contribuem para solução desenvolvida com o projeto OPTIVEG

A REN juntou no dia 20 de outubro, em Ermesinde, os coordenadores de trabalhos de Gestão Integrada da Vegetação da empresa. O objetivo foi dar a conhecer o projeto OPTIVEG e a solução que a REN está a desenvolver para apoio à decisão com vista ao aumento da produtividade de operações de Gestão Integrada da Vegetação.

O OPTIVEG é um dos três projetos sob responsabilidade da REN, no âmbito do FORESTWISE e que integra a Agenda Mobilizadora para a Inovação Empresarial, TransForm.

“Dada a experiência em condições reais destas equipas, era de todo o interesse, diria até fundamental, recolher os seus inputs para o sucesso da solução final que estamos a desenvolver”, esclarece Pedro Marques, responsável de Servidões da REN. Em concreto, a REN está a desenvolver um modelo de cálculo de produtividade de diferentes equipamentos em diferentes condições ambientais que permitirá apoiar a tomada de decisão no processo de planeamento operacional – que máquinas devem ser alocadas em função das condições do ambiente/faixa de servidão, por exemplo. O ajustamento de um modelo implica o estabelecimento de classes ambientais e de equipamentos onde o contributo dos coordenadores se revela essencial.

Ao lado de Pedro Marques, esteve também David Almeida, da parte da REN, que em conjunto com Pedro Britto, do FORESTWISE, e Reinaldo Gomes, do INESC-TEC apresentaram o Projeto OPTIVEG.