Entre os dias 23 e 29 de junho de 2024, decorreu em Estocolmo, Suécia, o Congresso Mundial da IUFRO (União Internacional das Organizações de Investigação Florestal), um dos mais prestigiados eventos globais sobre florestas, realizado a cada cinco anos desde 1893. Este ano, o evento foi organizado pela Universidade Sueca de Ciências Agrárias em estreita colaboração com parceiros nórdicos e bálticos, sob o tema “Florestas e Sociedade Rumo a 2050”. Este congresso constitui uma plataforma única para reunir cientistas e líderes mundiais com o objetivo de contribuir e co-criar um futuro sustentável nas áreas florestal, climática e social, em alinhamento com a Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável.
A Agenda transForm marcou a sua presença no congresso, destacando-se em várias sessões e apresentações que sublinharam o papel inovador das tecnologias digitais na gestão sustentável das cadeias de abastecimento florestal. A participação da Agenda transForm foi, inclusive, destacada na IUFRO TV com o filme “Transforming Portugal’s Forest-Based Value Chains”.
No primeiro dia do congresso, Pedro Britto, investigador sénior do CoLAB ForestWISE apresentou um poster sobre o projeto OPTIVEG, uma das iniciativas da Agenda transForm, na sessão T5.10 intitulada “Digitalization for sustainable forest management”.
O segundo dia do congresso continuou com sessões focadas na digitalização e sustentabilidade. Alexandra Marques, investigadora sénior do CoLAB ForestWISE, juntamente com Dag Field, professor de Tecnologia Florestal da Swedish University of Agricultural Sciences (SLU), moderou a sessão “Developing digital drivers for risk mitigation in forest supply chains”.
Durante esta sessão, Alexandra Marques destacou a implementação de tecnologias avançadas e soluções digitais para melhorar a eficiência, sustentabilidade e resiliência das cadeias de abastecimento florestal. Pedro Britto apresentou, uma vez mais, o trabalho desenvolvido no âmbito da Agenda transForm, neste caso relativamente à melhoria do controlo das cadeias de abastecimento de madeira através de aplicações digitais de medição de pilhas de madeira.
No quarto dia do congresso, os participantes tiveram a oportunidade de realizar diversas visitas de campo. Estas visitas permitiram conhecer em primeira mão algumas das melhores práticas e inovações na gestão florestal, oferecendo uma perspetiva prática sobre as novas tecnologias e métodos de gestão florestal sustentável.
No penúltimo dia, a gestora de projetos do CoLAB ForestWISE, Mariana Amaro, participou na sessão “Forest without borders: National Forest Inventory Networks and their potential for large scale monitoring and reporting”. Nesta sessão, a Engenheira Florestal apresentou um trabalho sobre a criação de uma Rede de Parcelas Florestais Permanentes em Portugal. Este projeto, desenvolvido no âmbito da Agenda transForm, visa a monitorização dos efeitos das mudanças climáticas nos diferentes ecossistemas florestais do país.
Por fim, Alexandra Marques esteve presente na sessão “Simulation and automation in modern forest operations”, onde apresentou um caso de estudo em Portugal que destaca a utilização de tecnologias digitais para a melhoria da monitorização e planeamento das operações florestais, demonstrando o potencial destas tecnologias para transformar a gestão florestal moderna.
A edição deste ano da IUFRO destacou-se como uma plataforma colaborativa que promove a partilha de conhecimento e o acesso aos mais recentes resultados da investigação científica. Com um olhar voltado para o futuro, o congresso visa definir a agenda de investigação e o roteiro para as próximas gerações, com um foco específico nas interações entre florestas e sociedade até 2050.