No âmbito da Agenda transForm está a ser desenvolvida a tecnologia SPECSORT-R (Spectrum Sorting-R), uma solução para a deteção e caracterização de contaminantes na madeira reciclada, com elevado potencial de integração em ambiente industrial.
Desenvolvida pelo INESC TEC, esta tecnologia assenta num sistema automatizado que combina Machine Vision com espectroscopia de plasma induzido por laser (LIBS), permitindo identificar, de forma rápida e fiável, os elementos presentes na madeira reciclada.
Atualmente, o controlo de contaminantes na indústria dos derivados de madeira é feito, maioritariamente, a jusante, no produto final. Caso os limites legais sejam ultrapassados, todo o lote pode ter de ser descartado, com impactos significativos ao nível económico e ambiental.
Além disso, os métodos convencionais de análise são morosos, dispendiosos e exigem o envio de amostras para laboratórios externos. Acresce ainda o facto de alguns contaminantes, como chumbo ou arsénio, não serem eficazmente removidos por métodos físicos tradicionais.
O SPECSORT-R vem responder a estes desafios ao permitir um controlo preventivo, realizado logo na fase de triagem da madeira reciclada. Esta abordagem reduz o risco do processo produtivo, aumenta a eficiência operacional e contribui para uma maior valorização da madeira reciclada, promovendo a sua incorporação segura e sustentável na indústria.
Um contributo para a economia circular
Inserida no projeto CircularWood, a tecnologia SPECSORT-R está alinhada com os objetivos da Agenda transForm de reforçar a economia circular, apoiar o cumprimento dos requisitos legais europeus e reduzir a dependência de madeira virgem, num contexto de crescente escassez de recursos florestais.
Ao tornar o controlo de contaminantes mais rápido, integrado e fiável, esta tecnologia representa um passo decisivo para processos industriais mais sustentáveis, eficientes e resilientes.