O projeto SuberAdapt, coordenado pela Amorim Florestal, nasce como uma resposta face às alterações climáticas emergentes e face às necessidades do setor florestal produtivo.
Para isso, pretende dar ferramentas aos produtores florestais que permitam inverter o atual ciclo de produtividade e recuperar a resiliência que é característica do sistema de montado.
As atividades desenvolvidas no projeto resultam de uma análise daquilo que são as principais falhas que existem em toda a fileira.
Neste momento, o projeto desenvolve uma seleção visual e validação genética das plantas, visando produzir os sobreiros preparados para uma nova realidade da produção florestal assente num crescimento e num retorno mais rápidos.
Para isso, estão a ser implementados novos métodos de produção de sobreiros, com vista a uma maior capacidade de crescimento e de produção de cortiça, com mais rentabilidade para o produtor florestal.
Este conhecimento é fundamental no contexto nacional pela importância do sistema de montado, sobretudo na região sul, e do setor corticeiro português, que é líder mundial na produção e transformação de cortiça.