No passado dia 17 de setembro, a Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI), parceira do projeto Potenciar a motorização elétrica no setor florestal em Portugal, inserido na Agenda TransForm, teve um espaço dedicado aos Veículos Elétricos no Dia da Base Aberta, em Monte Real.
Este projeto visa criar um Observatório de Motorização Elétrica para a Floresta, que inclui, entre outras atividades, o benchmarking de equipamentos e veículos elétricos, híbridos e de hidrogénio adequados para as várias operações florestais – instalação, manutenção, exploração florestal, transporte, e processamento e movimentação de biomassa lenhosa e madeira em parques, bem como os respetivos postos de carregamento.
Este projeto inclui atividades de investigação diretamente relacionadas com possibilidades de carregamento elétrico em ambiente florestal e nas indústrias florestais.
Além disso, vai promover o investimento produtivo em equipamento elétrico e fomentar a sua utilização, nomeadamente através da realização de análises de produtividade e investimento, em comparação com outros equipamentos a combustíveis fósseis usados.